Public presentation of the COASTANTAR Expedition

Published by

on

Convite para a apresentação pública e aos media

26 de janeiro de 2024, 12h
Auditório do TTC@ULISBOA
Cidade Universitária, Av. Prof. Gama Pinto 2, 1649-003 Lisboa

A Antártida é uma das regiões mais sensíveis do Planeta face às alterações climáticas e onde a investigação científica interdisciplinar é mais urgente. O Programa Polar Português (PROPOLAR/FCT), juntou-se ao Colégio de Ciências Polares e de Ambientes Extremos da Universidade de Lisboa (POLAR2E/ULISBOA), para organizar a Expedição COASTANTAR 2024 – a 1ª Expedição científica portuguesa de veleiro na Península Antártica.

A expedição COASTANTAR 2024 assenta num modelo logístico de baixo-custo e de reduzido impacte ambiental, uma abordagem inovadora e eficiente para um Programa Polar. Na missão realizar-se-ão observações de valor único sobre as mudanças em curso nas regiões costeiras e de mais difícil acesso da Península Antártica, que permitirão consolidar modelos sobre o futuro da região.

A expedição COASTANTAR estará no mar durante 15 dias, em fevereiro próximo, num veleiro de 24 metros, e será composta por uma equipa interdisciplinar de 10 cientistas das universidades de Lisboa, Algarve e Coimbra, e por convidados das universidades Autónoma de Madrid e Pontíficia do Chile. Os cientistas levarão a cabo observações enquadradas em 10 projetos nas áreas da biologia marinha, ecologia terrestre, permafrost, ciências da atmosfera, riscos naturais, arquitetura sustentável e eficiência energética, e diplomacia científica.

A expedição decorrerá ao longo de um transeto entre as ilhas de Rei Jorge e o arquipélago de Palmer, com a visita a diversas áreas, apoiando-se na rede portuguesa de observatórios de permafrost da Península Antártica – PERMANTAR (http://permantar.weebly.com).

A expedição COASTANTAR 2024 é co-financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Universidade de Lisboa e conta com a colaboração logística do Comité Polar Espanhol e do Instituto Antártico Chileno.

A equipa de cientistas voará até Punta Arenas no Chile, onde após uma paragem logística de 2 dias, embarcará no voo antártico português a 1 de fevereiro para a ilha de Rei Jorge. Durante 5 dias a equipa ficará alojada na Base Chilena Prof. Julio Escudero e trabalhará em projetos na Baía Collins, onde o PROPOLAR tem um refúgio instalado desde 2017. A 5 de fevereiro iniciar-se-á a expedição que fará um trajeto passando pela ilha Livingston, ilha Deception, Cierva Cove, Estreito de Gerlache, Base Palmer, ilhas Melchior e regressará à ilha de Rei Jorge a 20 de fevereiro. Os investigadores passarão então a realizar investigação em terra, regressando a equipa a Portugal no final de fevereiro.

A Sessão de 6ª feira contará com a apresentação da Expedição COASTANTAR pelo Prof. Gonçalo Vieira – Coordenador, seguida de um espaço para discussão e perguntas, que inclui a participação de outros membros da expedição. Será disponibilizado um media kit aos jornalistas presencialmente. O mesmo kit estará disponível no site do projeto, no mesmo dia a partir das 16h.

Deixe um comentário