Diário de Bordo

Bem-vindo ao diário de bordo da expedição COASTANTAR 2024, o espaço onde disseminamos notícias em português sobre a expedição.

O último dia no “El Dóblon”

Às 4h20 da manhã, ainda de noite, estávamos a levantar ferro e a zarpar para Fildes. O nevoeiro seguido por uma madrugada de céu estrelado, tinham deixado uma dura película de gelo nos vidros da cabine, que removemos com ajuda de água salgada e um raspador. Amanheceu rapidamente e o vento estava de feição. A… Read more

De visita às bases na Península Hurd

Saímos da Baía dos Baleeiros na ilha Decepção ao raiar da aurora e fomos a boa velocidade em direção à ilha Livingston, com o objetivo de visitar as bases de dois programas com quem Por,tugal colabora há mais de 10 anos, Juan Carlos I (Espanha) e St. Kliment Ohridski (Bulgária). Chegámos à Península Hurd numa… Read more

Rumo às Shetlands do Sul

O dia de hoje tinha um dos maiores trajetos da missão, bem como aquele em que poderíamos ter mais ondulação, pois passámos do Estreito de Gerlache para o amplo Estreito de Bransfield. Mas tivemos sorte. Apesar de o veleiro abanar muito, as ondas não passaram de cerca de 2 m e fomos avançando paulatinamente a… Read more

De Port Lockroy a Cierva Cove

Zarpámos de Port Lockroy às 5h00 da manhã, com quase toda a equipa a dormir. Apenas estava acordada a Ana Justel, que se levantou às 4h30 para recolher o sistema de amostragem de microrganismos e partículas biológicas aerotransportadas que tem ficado instalado a bordo todas as noites. Durante a manhã, cruzámos o Estreito de Neumayer,… Read more

Em Palmer e Port Lockroy

A manhã começou cedo em Arthurs Harbour para a equipa do COASTANTAR. Zodiac na água às 6h00 para completar os trabalhos na ilha Amsler. O Henrique Zilhão foi recolher amostras de solos e água para o projeto THAWIMPACT-Contaminants, o Jean-Baptiste foi amostrar solos para estudar microorganismos e o Pedro Guerreiro e a Milene Guerreiro, foram… Read more

Rumo a sul até à Base Palmer

Depois de uma noite passada entre icebergues na ilha Cuverville e com alguma neve e vento, zarpámos de manhã cedo em direção à base norte-americana de Palmer. O objetivo inicial seria cruzar o Canal Herrera e depois seguir passando próximo das bases chilena Videla e argentina Brown, mas a quantidade de gelo nos canais atrasou… Read more